quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Questão 8- Construir uma tabela com os processos de decisão mais conhecidos

No quadro abaixo figuram alguns dos modelos de decisão mais conhecidos:

Fonte: Decision Theory, a Brief Introduction (Hansson, Sven Ove)

Da análise superficial destes modelos ressaltam, na minha opinião, alguns aspectos interessantes:
  • a questão dos princípios que enquadram qualquer processo de tomada de decisão, apesar de focada apenas pelo modelo de Condorcet, parece-me muito válida. Uma definição clara dos princípios que deverão enquadrar o processo de decisão parece-me ser determinante para optimizar a definição, avaliação e selecção de alternativas- funciona como um enquadramento da decisão.

  • outro registo de nota que transparece na definição de Simon e de Dewey diz respeito à introdução do conceito de percepção. Simon define a fase de inteligência como "finding occasions for making a decision"; Dewey expressa-a na sua primeira fase como "a felt difficulty". Parece-me importante o papel da percepção no processo de tomada de decisão, não só para detectar obstáculos existentes como para antecipar barreiras futuras.

  • outro aspecto relevante parece-me ser a questão da sequência de fases do processo de decisão. Parece-me à partida pouco defensável conceber que os processos de tomada de decisão são sempre sequenciais. A utilização de processos sequenciais ou não sequenciais, poder-se-á prender, na minha opinião, com o nível de informação que se detém sobre o problema em mãos- se todos os dados são conhecidos o processo tenderá ser mais sequencial, por outro lado, o desconhecimento das variáveis inerentes ao problema implicará um trânsito mais desordenado entre fases, à medida que o mesmo vai sendo investigado e são desenvolvidas e testadas teorias para a sua resolução.

Questão 7- Definir os componentes da Modelação Dimensional (Facto, Métrica, Dimensão e Hierarquia)

Eis a minha definição dos componentes do modelo dimensional:

Facto : variável-chave que se pretende analisar através do modelo dimensional.
Métrica: unidade de medida utilizada para valorizar um determinado facto.
Dimensões: ópticas de análise de um facto que permitem explicar o seu comportamento.
Hierarquia: subdivisão das dimensões de análise que permitem obter análises mais ou menos agregadas do comportamento dos factos.

Questão 6 -Definir Business Intelligence

A resolução de problemas envolve percepção (capacidade de detecção de um problema) e inteligência (capacidade de avaliação e entendimento do problema) .

Seguindo esta lógica, a Business Intelligence pode ser definida como o conjunto de mecanismos que a organização dispõe para percepcionar (e antecipar) , diagnosticar e eliminar os obstáculos que se colocam à prossecução da sua missão.

Questão 5 -Definir conhecimento explicito e conhecimento implícito

O conhecimento explícito é aquele que pode ser demonstrado através de modelos matemáticos, que nos permite delinear algoritmos para a resolução de problemas .

O conhecimento implícito é o somatório das experiências adquiridas na resolução de problemas, bem ou mal sucedidas, através da qual se constroem modelos heurísticos para a tomada de decisão.

Questão 4- Definir Missão e Objectivos Pessoais e hierarquizá-los

Em construção

Questão 3- Hierarquizar os conceitos (princípios orientadores, guião, regras, método, processo, metodologia, heurística e algoritmo)

No topo da pirâmide deverão estar os princípios que devem guiar a decisão- pessoais ou não.

Em seguida colocaria o processo. Um processo, na minha opinião, é um conceito lato que pode ser muito abrangente, como o processo de decisão.

Um processo pode envolver diferentes metodologias. As metodologias de análise do problema, as metodologias de resolução do problema e, finalmente, as metodologias de avaliação de soluções.

Mais abaixo na escala viriam os métodos, uma vez que considero uma metodologia como uma selecção de métodos para atingir determinado fim.

Através da aplicação dos métodos chegaríamos a heurísticas, aproximações de resolução que, a concretizarem-se universalmente, produziriam o nível mais básico da pirâmide, o algoritmo.

Questão 2 - Todos os problemas são problemas de decisão ?

Não.

Os problemas resolvidos não implicam decisões. Uma vez que o problema já possui uma solução, poder-se-á definir um algoritmo ou procedimento para a sua resolução.

Questão 1-Há Problemas que não implicam uma decisão?

Em príncipio todos os problemas, em determinado momento, implicam uma decisão, decisão essa que poderá, ou não, resolvê-lo.

A partir do momento em que determinado problema é resolvido, caso possua uma solução óptima, deixa de implicar uma decisão, gera-se um procedimento- sempre que tal situação ocorra aplicar-se-á determinado procedimento.

No entanto, caso um problema não possua uma solução óptima, a sua resolução poderá implicar, indefinidamente, um processo de decisão .