quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Questão 8- Construir uma tabela com os processos de decisão mais conhecidos

No quadro abaixo figuram alguns dos modelos de decisão mais conhecidos:

Fonte: Decision Theory, a Brief Introduction (Hansson, Sven Ove)

Da análise superficial destes modelos ressaltam, na minha opinião, alguns aspectos interessantes:
  • a questão dos princípios que enquadram qualquer processo de tomada de decisão, apesar de focada apenas pelo modelo de Condorcet, parece-me muito válida. Uma definição clara dos princípios que deverão enquadrar o processo de decisão parece-me ser determinante para optimizar a definição, avaliação e selecção de alternativas- funciona como um enquadramento da decisão.

  • outro registo de nota que transparece na definição de Simon e de Dewey diz respeito à introdução do conceito de percepção. Simon define a fase de inteligência como "finding occasions for making a decision"; Dewey expressa-a na sua primeira fase como "a felt difficulty". Parece-me importante o papel da percepção no processo de tomada de decisão, não só para detectar obstáculos existentes como para antecipar barreiras futuras.

  • outro aspecto relevante parece-me ser a questão da sequência de fases do processo de decisão. Parece-me à partida pouco defensável conceber que os processos de tomada de decisão são sempre sequenciais. A utilização de processos sequenciais ou não sequenciais, poder-se-á prender, na minha opinião, com o nível de informação que se detém sobre o problema em mãos- se todos os dados são conhecidos o processo tenderá ser mais sequencial, por outro lado, o desconhecimento das variáveis inerentes ao problema implicará um trânsito mais desordenado entre fases, à medida que o mesmo vai sendo investigado e são desenvolvidas e testadas teorias para a sua resolução.

Sem comentários: