domingo, 14 de outubro de 2007

Origem dos sistemas de decisão multicritério

Seguindo o repto da nossa professora, procedi a alguma investigação sobre as origens da aplicação da análise multidimensional à resolução de problemas.
x
Seguindo a definição de Multi-Criteria Decision Analysis da Wikipedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Multi-Criteria_Decision_Analysis) , uma disciplina que pesquisa o desenvolvimento de modelos de suporte a decisões complexas que envolvem múltiplas variáveis e cuja metodologia preconiza a utilização de matrizes multidimensionais, naveguei até ao site da International Association on Multiple Criteria Decision Making ( http://www.terry.uga.edu/mcdm/ ).
x
Neste site figura um registo das diversas contribuições bibliográficas dos autores que pesquisaram e contribuiram para o desenvolvimento desta temática. A primeira contribuição que encontrei no site é de 1736, do Euler(http://en.wikipedia.org/wiki/Leonhard_Euler). Entre outras não menos importantes contribuições, é considerado como o pai da teoria dos grafos (uma das formas de representação de problemas multidimensionais - ver http://en.wikipedia.org/wiki/Graph_theory) .
x
Parece pois que, de facto, a originalidade da obra de Kimball não reside na descoberta da aplicação de metodologias de análise multidimensionais à resolução de problemas, mas sim, à concretização de metodologias que permitem a utilização de tais teorias no ambiente empresarial (um contributo também importante para o desenvolvimento dos SIAD).

Sem comentários: