quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Questão 12- Breve resenha histórica dos DSS's (Decision Support Systems)

Não existe uma definição precisa de quando surgiu o primeiro sistema informatizado de suporte à decisão (SIAD), no entanto, as primeiras experiências relativas a este tipo de ferramenta remontam à década de 50 e 60:
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-em 1952 George Dantzig, um investigador matemático, começou a desenvolver programação linear em computadores experimentais na Rand Corporation;
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-em meados da década de 60 Scott Morton, da universidade de Harvard, desenvolveu um trabalho de investigação pioneiro nesta área, introduzindo a utilização de um sistema de suporte de decisão numa fábrica de máquinas de lavar roupa- o sistema em causa efectuava a gestão integrada das encomendas geridas pelo sector comercial e o planeamento da produção do sector fabril. Scott Morton é justamente o primeiro a introduzir a definição de Sistemas de Suporte à Decisão, num artigo da Sloan Management Review;
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-ainda na década de 60, surgem os primeiros sistemas de informação da IBM que permitem o processamento massivo de dados transaccionais ainda que, nesta fase, mais ajustados às necessidades contabilísticas do que às necessidades de gestão e dos gestores propriamente ditas;
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Durante a década de 70 o conceito dos SIAD foi sendo progressivamente divulgado, surgindo diversas publicações relativas às metodologias de desenho, desenvolvimento e implantação de tais sistemas .
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Durante a década de 80, face à variedade de SIAD's existentes, começa a surgir uma preocupação relativamente à sua categorização- uma das classificações proposta por Alter, do MIT, introduz uma categorização dos SIAD's de acordo com um eixo de referência de acordo com a sua maior ou menor orientação para o processamento de dados ou a elaboração de modelos explicativos do processo de decisão.
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É também neste período que surge o conceito de EIS (Executive Information Systems) ou ESS (Executive Support Systems), sistemas de informação orientados para o apoio a executivos de topo- assentes na sumarização de informação crítica em quadros de indicadores-, bem como, dos chamados Knowledge Systems, sistemas de apoio à decisão influenciados na teoria da Inteligência Artificial - pretendiam "substituir" o decisor humano através da emulação do seu comportamento em determinado processo de decisão.
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Na década de 90, dá-se a explosão do fenómeno do "Datawarehousing" e a difusão das ferramentas OLAP, sistemas baseados na extracção massiva de dados, através dos quais os SIAD's ganham uma notoriedade marcante no mercado empresarial. É neste contexto que começa a surgir o conceito de "Business Intelligence" muitas vezes associado a este tipo de sistemas em específico. Immon e Kimball foram os dois grandes percursores deste tipo de sistemas.
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O desenvolvimento dos sistemas de comunicação, nomeadamente a Internet, veio introduzir novas possibilidades para os SIAD's. Para além da possibilidade de expandir a sua utilização a todas as camadas de uma organização, a utilização da Internet vem possibilitar a partilha "online" de informação -que deu azo ao aparecimento dos sistemas de gestão documental, ferramentas que permitem a criação de bases de conhecimento organizacionais partilhadas e actualizadas por todos os seus membros- e a novos processos de comunicação e interacção interna - possibilitando o aparecimento do "Group Thinking", sistemas baseados na construção de conhecimento derivado da partilha presencial de ideias e informação entre grupos de elementos de uma organização.
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Fontes utilizadas: Power, D. J. A Brief History of Decision Support Systems. DSSResources.com
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Breve crítica ao processo de evolução histórica dos SIAD's (ou DSS's):
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O processo de desenvolvimento dos SIAD's tem sido marcado por modas, fazendo com que, muitas vezes, se considere que as diferentes tipologias de sistemas são mutuamente exclusivas e que uma tipologia deverá substituir as restantes- como é o caso actual dos "Datawarehouses" aos quais se associa quase exclusivamente o conceito de "Business Intelligence".
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Todo o conjunto de sistemas de decisão, sejam eles orientados à extracção de dados, sustentados pela concepção de modelos conceptuais ou simuladores de decisão baseados na inteligência artificial, integram a definição de "Business Intelligence". Aliás, a inteligência organizacional não se cinge ou reside exclusivamente nos sistemas que suportam as decisões de gestão, resulta sim, da interacção que é promovida entre tais ferramentas e os agentes activos de uma organização , os indíviduos e os grupos que a compõem .
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Como é da interacção entre sistemas e agentes humanos que formam uma organização que se processa a geração de conhecimento, não será linear afirmar que existe uma estirpe de modelos de suporte à decisão melhores ou piores, que se sobrepõem às outras categorias. Haverão sim, modelos de sistemas de suporte à decisão mais adequados ao tipo de organizações existentes, em função dos processos de negócios que lhes são inerentes.

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